Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Do que faz bem


Cada vez mais venho confirmando minha teoria de que o mundo precisa mais de poesia.
Sim, já declarei aqui que sou " mais uma boa prosa ", mas isso não significa que eu seja incapaz de perceber o encatamento de uma poema. Eu consigo, sim, percebê-lo, e também sinto o bem que ele faz a alma.


Discordo dos que dizem que a poesia só serve aos amantes, aos apaixonados. Ela serve à todos aqueles que conseguem apreciá-la. Eu, mesmo não estando apaixonada, quando leio alguma de que gosto sinto-me totalmente amorosa, não por alguém, mas sim por mim e pelo mundo. O amor e paz próprios que ela desperta são mais sutis, suaves e signiificantes do que qualquer sentimento aquém.
Não recorra à ela somente quando estiver perdido (a) de amores por alguém, esperando nela encontrar inspiração para uma carta apaixonada. Até porque a inspiração é única, sai de dentro e só poderá exercer fascínio no objeto de desejo se ele sentir que aquilo foi feito para ele, e não que fora inspirado no que um certo alguém sentia por um outro alguém.
Poesia deveria ser receitada pelos médicos:
O Ministério da saúde adverte: ler poemas faz bem à saúde!
Um dos melhores remédios para a alma e a paz interior é sentar-se no canto que mais lhe agrada, esteja você onde estiver, resgatar um livro ou até mesmo aquele cadernino surrado com suas poesias prediletas e lê-lo. Mas leia-o em paz, abstraia-se do mundo exterior e entre em contato apenas com as letras que se juntam formando palavras lindas, lindas ..

Leia em casa, no intervalo de uma reunião estressante, no consultório do dentista, no ônibus ou no meio da aula de fisíca (desculpe-me os físicos, mas para mim esse é um momento desesperador .. bom, talvez seja por isso que eu não saiba nada a respeito nessa área).
Leia Drummond, Mario Quintana, Cecilia Meirelles, Vinicius de Moraes.
Leia o que mais te faz bem.

Escrever também é bom. Não se importe com regras gramaticais ou de concordância, deixe apenas sua alma falar e transmitir através de suas mãos seus sentimentos mais sinceros. Escreva, nem que seja só para ter o incomparável prazer de ler e rir depois.
Faça esse bem à você e ao mundo hoje: dê-se ao prazer de mergulhar no universo poético, nem que seja por cinco minutos.
Bom pra você, que terá sua alma rejuvenescida; bom para o mundo, que terá sua beleza descoberta por mais uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário