Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Te dedico isso e muito mais


"Seu presente de aniversário veio mais cedo. É uma menina linda, parabéns!"


E foi assim que, na manhã do dia 19 de agosto, Leonora tornara-se mãe e eu, filha; e a partir daquele momento, agosto teria um significado totalmente novo à ela. No mês que dizem ser do desgosto, seria comemorado com muito gosto aniversário de mãe e filha, sendo dia 30 a data materna.
É justamente pela proximidade da data em que nascera a pessoa responsável por me por nesse louco universo que tento, aqui, fazer uma singela homenagem à ela, estonteante mulher.

A primeira palavra que me vem em mente quando se trata de minha mãe é "grande", e todas suas possíveis derivações.
Grande mãe, grande mulher, grande ser humano, grande profissional, grande esposa, grande amiga, grande tia, grande filha .. és uma mulher gigante!
Sorriso simpático, olhar acolhedor, abraço aconchegante (que tantas vez já citei aqui), fala precisa, ação sincera, atitude pensada, de pulso firme.

Dela herdei a racionalidade nas ações, o gosto pela leitura e política, o sorriso e a garra de ir atrás daquilo que almejo.
Gostaria de ter herdado também a energia que ela tira não sei de onde para o trabalho, a casa, as filhas, o marido, as compras, os problemas .. O dom para culinária e o coração mole ficaram para minha irmã.

Quando me pego viajando nas minhas lembranças em Londrina, as dela são as que mais me emocionam. Também reservo à ela minha maior saudade quando fico muito tempo sem voltar. Ah, sim, e minha maior determinação e ânsia para alcançar o meu tão esperado sucesso e, assim, recompensá-la à minha maneira por tamanho esforço dispensado à minha vida.
Creio que seu maior defeito tenha sido nos dar tudo que pedimos, sem clichês.
Quando até mesmo eu tinha perdido as esperanças de conseguir o que havia pedido e até esquecido, lá vem ela com a coisa desejada, fosse o que fosse. Tenho receio de que no futuro, quando eu depender única e exclusivamente de mim, não consiga atingir o nível de realizações que ela me proporcionou.

Três fatos me marcam muito.
O primeiro é uma história que ela conta de quando eu era pequenina. Eu, toda espuleta na beira do tanque, prestes a cair, ela vai, me tira e dá-me umas palmadas; depois de um tempo apareço e porta e digo: "Mamãe, por que você bateu na minha bumba?"
O segundo foi na minha festa de quinze anos. Até o dia eu achava que seria uma festa pequena nos fundos de um restaurante de Mineiros; quando chego no local o salão havia sido todo decorado de lilás e branco e, conforme eu andava pelo local, não pude deixar de perceber sua cara de satisfação por me proporcionar aquilo.
O terceiro é mais recente. Mais ou menos um mês depois da minha mudança para o Paraná, estávamos conversando no telefone: "Ah Fran, aqui foi uma choradeira só ... seu pai, seus avós, só eu que até agora não chorei e nem vou, sei que você tá lenvando um vidão aí!"

Diante de minhas conquistas (ótimas notas na escola, redações premiadas, aprovação no vestibular, e-mail de elogio do Mario Prata) ela nunca soltou fogos de artifício nem me deu um prêmio de merecimento, e sempre me disse: "Você não faz mais do que sua obrigação". Sei que é por isso que eu estoutrilhando tão bem meu caminho, jovem porém cheio de conquistas, e assim sei que chegarei longe.
Graças à ela moro onde escolhi; tive uma educação exemplar; recordações cheias de afeto; uma estrutura forte, exemplo ao qual posso me espelhar; uma amiga experiente, jovem e conselheira.
Ela sempre fez strogonoff quando pedi; me deu remédio quando eu chorava de cólica; comprou o scarpin caro que eu tanto queria; me disse pra parar de ser tonta e chorar quando briguei com algum namorado; disse: "Francielle, hoje você não vai sair" nos momentos em que extrapolei.

Sua letra inicial é M:
de Maria;
de mulher;
de magnífica;
de meu exemplo;
de minha base;
de meu orgulho;
de minha gratidão;
de meu amor;
de Minha MÃE.

Parabéns pelo seu dia tão lindo, pela sua história, garra e vida.
Se algum dia eu conseguir chegar a ser um pequeno fragmento do que você é, sei que atingi minha meta e então estarei completamente realizada.

Te amo muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário