Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ah, o tempo.

A parte mais engraçada que essa coisa chamada tempo nos proporciona é ver o antes.
Mais legal do que se preocupar com os rumos que ele pode tomar, é ver os diversos caminhos que ele seguiu, até o exato momento. E se, por acaso voce tem a capacidade de perceber as reais mudanças que ocorreram, ai é melhor ainda. Nao, nao digo de coisas facilmente percebiveis, como: 'ah, ontem eu morava aqui, agora moro lá' Que coisa chata, tediosa e limitada.
Digo de coisas além, coisas próprias, nada de superficialidades!
Semana passada voce só bebia café, hoje até conhece os prazeres do chá. Se desesperava pela chuva torrencial que insistia em cair bem naquele fim de semana pelo qual voce tanto esperou, agora já sabe que nao é tao ruim assim ficar embaixo do cobertor vendo um filminho engraçado, lendo aquele livro leve pelo qual voce sempre teve curiosidade, mas nunca tempo.
Tempo ..
Na universidade da vida, no curso de ' aprendizado permanente' ele tem doutorado! Mesmo sem nos explicar nada, sem ter deixado nenhum artigo cientifico escrito, faz com que seus ensinamentos sejam permanentes e, depois dele ter passado, faz com que as coisas nunca mais voltem ao normal. Sorte de quem soube aproveitar, porque ele nunca repete uma lição sequer.
Existem aqueles que nao conseguem passar direto pela sua matéria, é claro. Sao os que ficam presos na tal do 'passado'. Ele nao é dificil, apenas complicado de se lidar. Os alunos que ficam presos a ele nao conseguem viver a materia dada: o presente. Elas nao podem continuar, se concentrar e aproveitar aquilo que está se passando agora, por acreditarem que o que ja foi dado é melhor, e que a aula atual é inutil. Ficar de exame, para elas, torna-se muito bom, pelo simples fato de que, vivenciando as mesmas lições elas se darao conta de que aquilo, por mais interessante e gostoso que tenha sido, ja não tem o mesmo significado de um tempo atras, é apenas a mesma coisa.
O tempo, como eu já disse, faz com que as coisas nunca voltem ao normal, e é por isso que o que passou já nao tem significado: sua mente se expandiu e, consequentemente, aprendeu algo; é ai entao que ela necessita de coisas novas para que ela possa usar o que aprendeu e nao cometer possiveis erros.
Outra materia bastante complexa é uma chamada 'futuro'. Ela é bem parecida com aquela outra, o 'passado'. Mas nessa os alunos ficam retidos por prenderem-se a coisas que ainda nao ocorreram. Esperam, planejam, fantasiam, mas se esquecem de que, para que tudo isso aconteça, é preciso agir no tempo 'presente', fazer algo agora para que posteriormente o que se deseja aconteça.
' Presente '. Essa é, certamente, a matéria mais complicada do tempo.
É nela que voce tem medo de fazer tudo errado e nao poder consertar
Deixar passar uma oportunidade por medo ou insegurança
Voce tem medo de falar por achar que no futuro sera prejudicado; ou senao que no passado lembrarao de voce como um tolo
Voce está fazendo um curso, mas pergunta-se a todo momento se nao estaria mais feliz fazendo aquele outro, aquele que voce sempre quis, ou que passou a querer agora, nao importa
No presente é que se tem as duvidas, se fez e se fará o certo. É onde tem-se a ideia de que precisa ser perfeito, fazer tudo certo.
Mas o professor, o tempo, nos da uma ajudinha.
Mostrando o passado ele nos ensina a nao cometer as mesmas burradas e, nos apresentando o futuro, nos da a segurança de que, mesmo ele nao voltando nessa lição, sempre temos a possibilidade de parar, respirar, e começar tudo do zero.
Pois é, o começo, complicado como ele só, nos da uma baita dor de cabeça, mas ele logo logo passa.
Dificil mesmo é o fim. Nessa etapa surgem varios conceitos, onde o mais doloroso é a saudade;é também o que mais demora a passar, ou nunca passa. Saudade daquilo que voce tinha e agora nao tem mais. É o cheiro do namorado, as tonteiras da melhor amiga, o colo aconchegante da mae, os cuidados da irma, a lambida babada do cachorro. Tudo isso fica vagando pela mente, afetando nosso coraçao, fazendo que ele doa tanto a ponto de que voce pense nao poder aguentar.
Saudade nao se encaixa na materia 'passado', ela é 'presente' puro. A saudade é o presente daquilo que já passou; ela, junto com as boas lembranças, fica guardada num lugar onde nem o poderoso tempo é capaz de tirar. O maximo que ele pode fazer nesse caso é com que ela se torne uma coisa suportavel de se aguentar, e assim se possa conviver com ela.
O tempo, por mais rígido que possa ser nas suas lições, é o combustível que mantém essa máquina chamada 'vida' rodando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário